sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Jogo de papéis: júri simulado



Tema era meio ambiente


    O objetivo desta atividade é vivenciar um júri simulado para discutir e avaliar a construção de uma nova usina hidrelétrica. Serão distribuídos diferentes personagens aos jovens para que eles vivenciem uma situação com essa.
      Alguns estarão a favor da obra, outros contra. Uns deverão defender com unhas e dentes a usina, outros terão que apresentar argumentos contrários ao projeto e todos serão avaliados por um júri (sem opinião formada sobre o assunto).
       Inicie a atividade apresentando o caso aos jovens. Trata-se da construção de uma nova usina hidrelétrica na região, para ampliar a geração de energia elétrica e evitar um futuro racionamento. Essa obra vai exigir uma grande mudança na região: uma grande área de floresta será inundada e diversas comunidades serão retiradas dos seus locais de moradia.
     De um lado estão os empresários e as prefeituras da região, defendendo a obra e afirmando que ela vai trazer muitos empregos e “progresso” à região. Além disso, informam que a obra é urgente por causa do risco de um “apagão” na região, nos próximos anos.
   Do outro lado, estão algumas associações de moradores, ONGs e grupos ambientalistas argumentando que há outros locais para a obra e que a sua realização no local previsto vai trazer mais impactos do que benefícios. Entre os impactos citados poderão ocorrer, por exemplo, inundação de grandes áreas de Florestas; morte de animais e plantas; deslocamento de famílias e comunidades inteiras de locais tradicionais e considerados sagrados a elas; desvio do curso  do rio; perda de cachoeiras e locais de banho e lazer e especulação imobiliária.




   



A dinâmica foi super divertida tivemos uma discussão bem acerca dos danos e benefícios da construção da hidroelétrica. Os adolescentes encorporaram personagens foi a segunda vez que desenvolvemos atividades dessa forma e tem sido uma maneira de todos participarem dos debates sem ser cansativo.




Eis alguns argumentos da Equipe contra a construção da hidroelétrica:

-O economista do grupo fala que a obra vai trazer industria para região, comercio e vai desenvolver a cidade e ampliar a geração de renda e empregabilidade.

-O prefeito diz que a obra é o melhor para região e trará melhorias para a infraestrutura da cidade.

- O engenheiro elétrico garante a melhoria das instalações e redução de 100% de risco de apagões

- O dono da empreiteira afirma que vai empregar durante a construção da obra, e a hidroelétrica vai ser um novo cartão postal para a cidade e o impacto ambiental  será o menor possível

- A arquiteta garante casa melhores para a população diz os novos bairros serão modernos. Ela disse que aos poucos as pessoas estão começando a aceitar e lembra de um incêndio por instalações irreguladores.

-A assistente social diz que as melhorias na qualidade de vida da população, novas escolas e sem o risco de ficar de energia, menos chances de incêndios

 Argumentos da Equipe a favor da construção da hidroelétrica:

- Os moradores estão revoltados, são pessoas que moraram desde que nasceram e com dificuldade conseguiram erguer suas casas nessas terras muitas vezes compradas com as economias de quase uma vida. Uma moradora desabafou "o que você sentiria se de repente viesse alguém e quisesse derrubar a sua casa, um lugar onde você construiu e viveu os seus filhos passaram a sua infância.

-A ONG do meio ambiente se preocupa com com a construção dessa usina por poder prejudicar e muito a natureza, existe vários animais que vivem na região, o desmatamento é improprio para a construção da hidroelétrica. sem contar que os rios e cachoeiras irão perder o curso real.

-Existem também outras formas de energia como a solar e a eólica que causaria menor impacto ambiental e seria a melhor opção.

- O representante da comunidade lembra de todos os moradores das lembranças, dos bons momentos, das praças e por ai vai...E os idosos que viveram toda a vida lá irão perder tudo que construíram, suas lembranças...


RESULTADO

DEPOIS A DA EXPOSIÇÃO DE TODAS AS OPINIÕES, REPLICA, TREPLICAS.... OS JURI DEU O VEREDITO A FAVOR DA CONSTRUÇÃO DA HIDROELÉTRICA

OBS.: rimos muitos principalmente com a hidroelétrica como cartão postal, mas deu certo né



 A dinâmica foi retirada do Caderno do Orientador Social : Ciclo I : Percurso Socioeducativo III : “Coletivo
Pesquisador” / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. –
1. ed. - Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome,
2009.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

DIA 05 DE SETEMBRO VAMOS AO CINEMA

NADA COMO PASSEIO EM GRUPO E POR ISSO IREMOS AO CINEMA EM JUIZ DE FORA

PROVAVELMENTE O FILME SERÁ A BEIRA DO CAMINHO....



O caminhoneiro mineiro João (João Miguel) perde um grande amor em uma tragédia e, fugindo desta triste lembrança, vaga durante dez anos pelo Brasil. Numa das viagens, por acaso, conhece um menino que, aos poucos, vai fazendo com que ele reaprenda a importância dos laços afetivos. 
Ficha Técnica
Produção: Breno Silveira, Lula Buarque de Hollanda
Roteiro: Patrícia Andrade
Fotografia: Lula Carvalho 
Trilha Sonora: Roberto Carlos
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Conspiração Filmes / Fox International Productions 

DISPONÍVEL http://www.independenciashopping.com.br/?pagina=cinema&id=filme-3914-a+beira+do+caminho

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

GARRAFAS RECICLADAS

É incrivel o que se faz com garrafas vazias, barbante, cola e muita paciência....
os méritos são todos dos meu queridos alunos...

Para fazer este artesanato, cole a pontinha do barbante bem perto da base da garrafa. Você terá que ir enrolando o barbante na garrafa, colando-o aos poucos com acola branca para que fique no lugar.
Tome cuidado de ir colocando o barbante bem coladinho, para que não fiquem espaços livres. Uma vez que você completar a garrafa com o barbante, deixe que a cola  seque bem.